Falecimento de Sua Excelência o Lugar Tenente de Grão Mestre, Fra’ Marco Luzzago
O Grão Magistério anuncia, com profundo pesar, a partida para a Deus de Sua Excelência o Lugar Tenente de Grão Mestre, Fra’ Marco Luzzago, falecido hoje em Villa Ciccolini (Sforzacosta, província de Macerata), na sequência de uma doença súbita. De acordo com o artigo 17.º da Constituição da Ordem Soberana de Malta, o Grande Comendador, Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas-Boas assumiu as funções de Lugar Tenente ad interim e permanecerá na liderança da Ordem Soberana e Militar de Malta até à eleição do novo líder da Ordem.
Fra’ Marco Luzzago foi eleito líder da Ordem Soberana de Malta em 8 de novembro de 2020.
Nascido em 1950 em Brescia, Fra’ Marco Luzzago, depois de completar os seus estudos no instituto dos Franciscanos em Brescia, estudou medicina nas Universidades de Pádua e Parma. Foi então convidado a gerir os interesses de propriedade de sua família.
Ingressou na Ordem Soberana de Malta em 1975 no Grão Priorado da Lombardia e Veneza e fez os votos religiosos solenes em 2003. Começou a frequentar as peregrinações internacionais da Ordem de Malta a Lourdes e as peregrinações nacionais a Assis e Loreto. A partir de 2010 dedicou toda a sua vida à Ordem de Malta, mudando-se para a região de Marche para cuidar de uma das Comendas da Ordem. A partir de 2011 foi Comendador de Justiça no Grão Priorado de Roma, onde ocupou o cargo de Delegado da região de Marche Norte e chefe da biblioteca. Entre 2017 e 2020, foi Conselheiro da Associação Italiana da Ordem de Malta.