Malta Camp 2025

Cerca de 500 jovens com deficiência participam no 40º Campo Internacional de Verão da Ordem de Malta, que este ano se realizou na Holanda, de 10 a 17 de agosto. Oriundos de todas as partes do mundo, os jovens foram recebidos no Castelo de Berckt, em Baarlo, uma aldeia junto à fronteira com a Alemanha.
Como sempre, o campo de férias oferece atividades culturais, workshops, inúmeros eventos desportivos e recreativos, mas também celebrações religiosas e momentos de oração. Uma semana que, segundo os participantes, é especialmente uma oportunidade para criar amizades que duram para a vida.
Cumprimentando todos os presentes, o Grão-Mestre recordou que, ao longo da semana, “os jovens da Ordem e as pessoas especiais com quem vão conviver experimentarão a graça que advém da partilha da vida e do amor uns com os outros. Esta será a personificação do Salmo 139, no qual o salmista reconheceu que cada pessoa, independentemente das suas fragilidades físicas ou mentais, é ‘maravilhosamente feita’, que é criada à imagem de Deus, que é amada por Deus.”
É por isso que, acrescentou Frei John T. Dunlap, “o acampamento internacional para jovens com deficiência deve validar estas verdades para os seus participantes. Deve unir a sua voz às muitas outras vozes doces e gentis que, na sua vida quotidiana, convidam os nossos participantes – professores, pais, amigos, familiares, estranhos e outros – a aceitar a sua predileção como uma dádiva, uma graça do Pai, independentemente das suas fragilidades humanas.”
Esta ano a equipa portuguesa levou 2 guests acompanhados por 5 voluntários.
Desde a sua criação em 1984, este campo internacional oferece uma experiência de férias significativa para jovens com deficiência entre os 18 e os 35 anos, juntamente com voluntários de 25 países diferentes, na Europa e fora dela.