Fra’ Ruy Villas-Boas nomeado Lugar Tenente ad interim
De acordo com o artigo 17 da Constituição da Ordem Soberana e Militar de Malta, após a morte do Grão Mestre, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, assumiu as funções de Lugar Tenente ad interim Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas Boas, que era Grande Comendador desde Maio de 2019.
Fra’ Ruy Villas-Boas nasceu em 27 de Novembro de 1939 no Porto (Portugal), e licenciou-se em Engenharia Química Industrial.
Após o serviço militar, iniciou a sua carreira como engenheiro na Companhia Portuguesa de Tabaco, onde foi director de investigação e desenvolvimento. Foi membro do CORESTA (Centro para a Cooperação na Pesquisa Científica Relativa ao Tabaco) e ISO (Organização Internacional de Normalização).
Em 1984, tornou-se membro da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta. Em 1996, fez votos de obediência. E em 2008, após a morte de sua mulher, Maria da Conceição, tornou-se Cavaleiro Professo, fazendo os votos solenes em 2015.
Ocupou diversos cargos na Ordem, incluindo o de Delegado do Grão-Mestre no Brasil, Conselheiro, Chanceler e Vice-Presidente da Associação Portuguesa e Vice-Delegado das Associações Nacionais.
Durante muitos anos, tem cuidado pessoalmente das necessidades materiais e espirituais dos reclusos numa prisão em Portugal e participa nas peregrinações da Ordem a Fátima e Lourdes.
Escreveu livros e artigos sobre a Ordem de Malta.
Pertenceu ao Conselho do Governo de Maio de 2014 a Abril de 2019. No Capítulo Geral de 1 de Maio de 2019 foi eleito Grande Comendador.